segunda-feira, 14 de abril de 2008

X-Lite Codec Network e QoS

Ao acionar o menu options do X-lite o que temos na tela é uma janela igual a janela abaixo e no lado esquerdo temos a opções que iremos selecionar, para termos as opções de configuração do Áudio, Vídeo, Network, QoS (Quality of Service) e Diagnostics temos primeiramente que selecionarmos a opção Advanced vemos na janela.

Advanced-->Audio Codecs

O X-lite tem suporte para os Codec que aparecem na janela e você poderá disponibilizá-los ou não selecionando-os e trocando-os de janela, a janela da direita são os que estão aptos para serem usados, você deve selecionar os codecs que seu VSP (Voip service Provider) tem suporte, se não tiver essa informação ligue no suporte de seu provedor, ou então faça o teste do tente e veja se funciona, infelizmente alguns provedores de serviço Voip não tem suporte e nesse caso infelizmente ou você seleciona todos ou entre para o time dos alquimistas - "tentativa e erro" - os que funcionarem são os que tem suporte.

Faça também testes com os codecs (após saber quais são os que possuem suporte) para ver como ficará a qualidade de sua ligação, use todos os codecs possíveis. Não se esqueça que para ligações para celulares somente o codec GSM é suportado.

Ainda sobre os Codecs
Os áudio codecs são responsáveis pela forma como o áudio ira de um ponto a outro em uma comunicação, para realizar essa operação o áudio será comprimido e descomprimido durante o processo.
Os Codecs podem ser enquadrado em duas categorias: a narrowband ou a wideband:

• Codecs narrowband trabalham com pequeno consumo de banda e podem ser usados em conexões do tipo dialup. Este tipo de codec trabalha com 8 KHz.

• Codecs Wideband trabalha com um alto consumo de banda e possuem alta qualidade de som, mas este tipo de codec não são suportados pela linha telefônica convencional.

Para um bom funcionamento de seu Voip não deixe muitos codecs habilitados, somente o que será usado na sua conexão é a melhor opção.

Infelizmente o codec mais apropriado para baixas conexões de Internet o G.729 (consumo de 8khz) não é suportado pelo X-Lite em sua verão gratuita.

Advanced-->Network

Ao selecionar a opção Network entendemos que você deve configurar seu X-lite como está demonstrado na tela acima, não se esquecendo claro de configurar que tipo de conexão de Internet você tem, a opções estão acima do retângulo vermelho.

Selecione a opção para preservação de sua banda no caso de não estar usando o softfone, dessa forma o X-Lite não ficará transmitindo após o termino de uma ligação.
Habilite a opção de Call Inativity para que o X-Lite interrompa a comunicação ao termos um longo período de inatividade, dessa forma impedimos que por algum problema de nosso sistema operacional a ligação continua após termos terminado, e dessa forma continua consumido os créditos

Advanced-->Quality of Service


A opção QoS é responsável pela qualidade do seu serviço e para que você a use consulte seu provedor de serviços Voip primeiramente, veja se ele possui suporte para o serviço.

Gostaríamos de observar que se você estiver usando o X-lite com Windows em um Notebook com processador Intel Centrino o X-lite possui opção de reservar banda para trafego de áudio com suporte a 802.11 (wireless network), esta opção melhora a qualidade da comunicação.
Algumas versões do Windows tem restrições ao serviço QoS, portanto aconselhamos que consultem o manual de sua versão no caso de querer usar o QoS.

Advanced--> Diagnostics

Para a opção Diagnostics aconselhamos o usuário a deixa-la como vem do fabricante do softfone, uma vez que sua configuração poderá requerer outros conhecimentos que nem todos os usuários e instaladores de Voip possuem, caso queiram mais informações a respeito desta opção ou mesmo das demais aconselho-os a lerem o manual do X-lite, afinal são somente 64 páginas.

Iremos em um próximo artigo escrever sobre o uso do X-lite. Entendo que após lerem este artigo e os anteriores que escrevi já estarão aptos a usar o X-Lite e o Voip, claro que sua primeira ligação deve ser para testar se esta tudo ok, e para isso ligue para se próprio número e veja se o seu X-Lite responde.

Para testar o seu X-lite você tem algumas opções e entre elas a mais comum é usar o número dado pelo seu provedor de serviços Voip, e esse número é chamado de echo teste, use-o também para avaliar a sua comunicação, o teste de eco lhe possibilitará ter uma percepção do tempo que leva entre o que você fala e escuta sua própria voz, a diferença deste tempo é conhecida como delay.

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