terça-feira, 31 de julho de 2007

Marketing Multinível e o trabalho.

O Marketing Multinível é uma concepção de distribuição de produtos por pessoas, que consomem o produto e simultaneamente vendem o produto e convidam as pessoas que estão comprando o produto a vende-lo também, a recompensa deste trabalho é o fato de poder comprar o produto no atacado com desconto e vende-lo no varejo e também ser recompensado com uma comissão sobre as pessoas que recruta como vendedores, que por sua vez irão consumir e vender.

Para desenvolver esse trabalho a pessoa tem que ter tino comercial e também ser um relações públicas, a esse predicados outros serão adicionados. As pessoas que participam desse negócio recebem treinamentos que vão de como se comportarem em uma sala a montagem de estratégias mercadológicas com alto grau de refinamento. Todo esse treinamento é gratuito e o que pede em pagamento é que a pessoa ao estar bem treinada passe esses conhecimentos adiante seguindo o mesmo preceito - a gratuidade.

Lendo essa introdução e pensando o negócio propriamente dito, a idéia que vem a nossa mente é - isso é maravilhoso. Sim, seria se não tivéssemos o melhor e o pior do ser humano. Eu tenho entendido que o maior trabalho dos verdadeiros profissionais de MMN (Marketing Multinível) não é o treinamento e ou a estratégia mercadológica, mas sim o trabalho de separar o joio do trigo.

No MMN a grande alavancagem é o recrutamento, não há como ter um negócio em MMN sem pessoas. Uma vez que vendedores são consumidores e vice-versa, é no recrutamento que reside o maior segredo do sucesso. Ao vender um produto você tem um cliente e isso é tudo, no primeiro momento que este cliente receber uma proposta com um item um pouco melhor, seja ele preço seja ele um adendo a qualidade ou desempenho do produto, ele mudará na mesma hora. Ao recrutar uma pessoa para trabalhar no MMN, teremos um vendedor e um cliente, sendo que este vendedor enquanto cliente não será aliciado pela concorrência pois ele não terá interesse, ele esta consumindo e esta ganhando por consumir e também ganha por vender e ganha pelo recrutamento que faz. A isso irá aliar-se a fidelização, o segredo? Fácil, um produto que atenda a necessidade do consumidor, que siga uma das tendências atuais e que tenha um preço competitivo. Tendo isso teremos um binômio imbatível: consumidores satisfeitos e empresa financeiramente saudável.

Seguindo nosso tema temos que o recrutamento é a peça chave do negocio MMN. Muito bem em inglês chama-se o recrutamento de afiliação (eg.: afiliação -[De afiliar + -ção.] - afiliar [De a-2 + -fil(i)-2 + -ar2.] = 1.Agregar(-se) ou juntar(-se) a uma corporação ou sociedade. 2.Inscrever(-se) como sócio ou membro. [F. paral.: filiar. Cf. afilhar e afelear.]. Como podemos ver na etimologia da palavra ela se aplica inteiramente ao MMN, uma vez que o recrutado passa a ser um membro de uma comunidade e tendo uma participação nas vendas da comunidade ele se coloca como um sócio da empresa. A arma da empresa para atrair é essa premissa intrínseca ao recrutamento como acabamos de ver, esta nas entrelinhas mas muito fácil de se visualiza - Sócio e Lucro. De um simples cidadão, algumas vezes desempregado, a sócio de uma grande empresa com participação nos lucros. O investimento para dar início ao projeto? Minúsculo, muitas vezes ridículo de tão pequeno, acessível a todos, não requerendo nem mesmo um escritório com mais funcionários, somente uma pessoa e seu tempo, quem não se sente atraído pela idéia? Mas muitas vezes o requerimento do tempo será integral, e integral que digo são as 24 horas do dia, a atração muitas vezes chega as raias do absurdo, marca-se reuniões as 23:00 da noite e após uma ou duas horas ninguém aparece e ainda assim o recrutado estará lá no dia seguinte, disposto esperançoso e pronto para mais uma jornada, muitas vezes, de 20 horas de trabalho. E eu classifico esse trabalho de "trabalho escravo".

Ridículo? Eu pergunto. E muitos que poderão ler esse artigo irão pensar - sim, claro. Infelizmente não é bem assim, em alguns paises do mundo as pessoas são fisgadas pelo estomago, em outros pela mente, e em outros pelas duas. Quando digo estomago estou aqui trabalhando com um conceito que muitos não conhecem e alguns não fazem nem idéia que isso possa ser usado para atrair pessoas; estomago = a instinto de preservação = a necessidade básica. Mente = misticismo = igual a ID e EGO = necessidade básica. Temos posto isso, dizemos que quando uma mensagem carrega em sua construção o apelo a uma necessidade básica do ser humano um animal racional (e até mesmo de animais irracionais), a resposta vem por impulsos automático guiado exclusivamente pelo instinto. Se observarmos as teorias comportamentais iremos ver que tudo o que esta nesse artigo esta lá, a diferença é que aqui tento colocar de forma mais simples e lá teremos um emaranhado de teses, antíteses, hipótese e conceitos, dentro do chamado conhecimento cognitivo.

Gostaria de ter sido mais sintético, gostaria de ter sido um pouco menos prolixo, mas tenho comigo que externei aqui meu pensamento, minhas observações sem que com isso queira eu ser dono da verdade, simplesmente sou testemunha de acontecimentos que presencio e com base em minha formação na educação formal, coloco as vezes de forma até mesmo complicada, o que penso a respeito dos assuntos.

Um comentário:

Vera Scherer disse...

Muito bom este post. Claro, concisso, verdadeiro.
Parabéns pelo blog. Já adicionei aos meus favoritos. Voltarei com certeza.

Abraços!
Sucesso!!!

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