Em tempos de evento, quer dizer o maior megaevento que o Brasil tem a oportunidade de realizar, tenho como pensamento que um dos maiores responsáveis pelo evento em termos governamentais não pode estar, em sua versão mundial, fora do ar.
http://www.turismo.gov.br/turismo/
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Missão
Conheça os propósitos e objetivos do Ministério do Turismo, de suas secretarias e da Embratur
Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social. O Ministério do Turismo inova na condução de políticas públicas com um modelo de gestão descentralizado, orientado pelo pensamento estratégico.
Em sua estrutura organizacional está a Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, que assume o papel de executar a política nacional para o setor, orientada pelas diretrizes doConselho Nacional do Turismo. Além disso, é responsável pela promoção interna e zela pela qualidade da prestação do serviço turístico brasileiro.
Para subsidiar a formulação dos planos, programas e ações destinados ao fortalecimento do turismo nacional há Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. O órgão possui atribuição de promover o desenvolvimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), criada em 18 de novembro de 1966 como Empresa Brasileira de Turismo, tinha o objetivo de fomentar a atividade turística ao viabilizar condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.
Desde janeiro de 2003, com a instituição do Ministério do Turismo, a atuação da Embratur concentra-se na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.
A Copa do Mundo foi e é um dos maiores se nao o maior evento turistico que o Brasil já criou e teve e talves tera por alguns anos ou seculos. Com base nesse pensamento eu após as noticias que li sobre o negocio Copa 2014 para o Brasil, inicie uma pesquisa de informacoes sobre quais as acoes efetivas foram fomentads e acertadas e executadas pelo governo Federal, levando-se em conta que fizemos um investimento de aproximadamente 35 bilhoes de dolares, devemos procurar ter a informacoes, afinal para todo investimento devemos ter uma pespectiva de retorno.
Fui procurar inormacoes sobre acoes desenvolvidas pelo nosso Ministerio, e como podemos ver nem mesmo site esta em funcionamento e as informacoes que busquei nada apareceu, mas eu tenho mais de 25 anos de experiencia de Internet e se a informacao esta la ou esteve eu acabo encontrando.
Eis aqui as acoes de Marketing propotas pelo Ministerio:
Planos de Marketing
Os Planos de Marketing permitem avaliar as ações de divulgação do turismo e, na versão mais atualizada, propõem medidas reformuladas para alcançar melhores resultados.
Plano Aquarela 2020
Dando continuidade aos seis anos de planejamento do marketing turístico internacional, a Embratur apresenta o Plano Aquarela 2020, que tem como foco principal traçar metas e objetivos para preparar o Brasil para os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Baseado em estudos e pesquisas, o plano contribui para ampliar a promoção do país como destino turístico, com estratégias e ações para aumentar o número de turistas estrangeiros e permanência dos mesmos visitando outros destinos, além de trabalhar a imagem do Brasil na mídia internacional.
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Plano Aquarela 2007 – 2010
O Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil se tornou um instrumento para as ações promocionais pela Embratur que permite um novo modelo de qualidade em promoção internacional. Após sua implantação, em 2003, o Plano Aquarela 2007/2010 avalia os resultados alcançados por meio das iniciativas da primeira edição do Plano e propõe nova versão com medidas reformuladas. O documento apresenta, ainda, dados estatísticos sobre o setor no Brasil e no mundo e elementos de mídia que divulgaram o País no exterior.
Tipo do arquivo: pdf - 8.951 kb
Plano Aquarela 2003 - 2006
Quando um país se propõe a impulsionar o turismo é necessário estudar e planejar ações, criando referências para todas as áreas de atuação. O Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil é o instrumento técnico elaborado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Ministério do Turismo (MTur) que visa o crescimento do turismo nacional de forma ascendente, sólida e sustentável, para o incremento do número de turistas estrangeiros no país e a consequente ampliação de divisas a partir de um processo de planejamento que distingue o Planejamento do Desenvolvimento Turístico do Planejamento de Marketing do Turismo.
Tipo do arquivo: pdf - 4.187 kb
Plano Cores do Brasil
A primeira fase do Plano Cores do Brasil – Marketing Turístico Nacional foi divulgada em 2005, sendo o diagnóstico do marketing interno do turismo brasileiro. O documento apresenta informações sobre a situação e a oferta turística para o público interno, com análise dos produtos e do trade existente no País. Apresenta, ainda, a forma de promoção dos roteiros, uma pesquisa de satisfação com o público-alvo e um estudo sobre a segmentação do setor no Brasil.
Tipo do arquivo: pdf - 741 kb
A formulação do Plano Nacional de Turismo 2013-2016 consolida a Política Nacional de Turismo e apresenta as orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos anos. Resulta do esforço integrado do governo federal, envolvendo a iniciativa privada e o terceiro setor, por meio do Conselho Nacional de Turismo, sob a coordenação do Ministério do Turismo.
http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_no_Brasil_2011_-_2014_sem_margem_corte.pdf
Um dos objetivos do presente PNT é exatamente o de estabelecer mecanismos que garantam estabilidade e confiança, no que se refere à obtenção de licenças, autorizações, concessões e demais exigências do estado, para a instalação e operação de empreendimentos turísticos no País.
http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/plano_nacional/downloads_plano_nacional/PNT_11_09_2012.pdf
A partir dessas diretrizes estratégicas, considerando o comportamento da atividade no mercado nacional e internacional e os desafios impostos, são definidos objetivos a serem alcançados: incentivar o brasileiro a viajar pelo país; incrementar a geração de divisas e a chegada de turistas estrangeiros; melhorar a qualidade e aumentar a competitividade do turismo brasileiro; e preparar o turismo brasileiro para os megaeventos.
A EMBRATUR desenvolveu ações efetivas para a Copa de 2014, vários vídeos muito bem confeccionados que podem ser vistos no YouTube e no site Brasil360
As ações começaram já na Copa da África do Sul em 2010, quando foi desenvolvido o projeto Casa Brasil.
No encerramento das Olimpíadas em Londres, a Embratur fez uma bela apresentação nas águas do Rio Tâmisa convidando o mundo a vir ao Brasil.
“O Goal to Brasil, ação da EMBRATUR para divulgar as doze cidades-sede também foi detalhado. “Fizemos 20 edições em 15 mercados prioritários. Além de divulgar o Brasil como destino turístico, também realizamos rodadas de negócios”, explicou. O presidente falou ainda das press trips e das campanhas publicitárias.”
Os vídeos “Dance” e “Encontros” destacam diversos atributos diferenciadores do Brasil, como a nossa cultura, a experiência inesquecível que representa visitar o país e os atrativos turístico.
O vídeo “Encontros” aborda o calor humano, a energia e a hospitalidade do povo, além das belezas naturais do país e as experiências culturais e gastronômicas. O vídeo inclui o jingle que se tornou conhecido na voz de Ivete Sangalo, durante o último Carnaval de Salvador, e que agora se apresenta com uma nova versão.
O vídeo “Dance”, sem deixar de destacar as atrações únicas do País, ressalta a promoção do estilo de vida dos brasileiros, seja na paixão pelo futebol, no fervor e intensidade da sua gente, ou no gosto pela música e pela dança.
Um dos videos mais interessantes da serie de 12 videos apresentando as sedes da Copa do mundo no Brasil é o video de Curitiba.
Rio de Janeiro sede da final da Copa de 2014
Como podemos ver, nem tudo esta perdido.
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