domingo, 15 de junho de 2014

Hospedagem de website em nuvem

O que é Cloud Computing?  Processamento em nuvem? Hospedagem em nuvem? Ambos os serviços em nuvem?

Já escrevemos sobre a pergunta e colocamos em definições o que é Cloud Computing e o que é Cloud Storage hoje vamos dar continuidade no assunto aumentando o que se define por Cloud Computing e seu uso, mas abordaremos mais enfaticamente o uso da ferramenta para um fim e para o “end user” que podemos definir como  "usuário caseiro".

A computação em nuvem esta se tornando mais e mais corriqueira no que eu chamo de "linguajar computes" e o termo Computação na Nuvem tem interpretações diferentes. Na ciência da computação a ‘computação na nuvem' é entendida de uma rede de dispositivos de computação que trabalham juntos para fornecer serviços. Mais especificamente, na web hosting cloud computing significa que todos os serviços de hospedagem web (web, FTP, e-mail, etc.) executado em vários servidores diferentes, garantindo que uma falha em um dispositivo não irá causar uma falha no serviço.

A Computação na nuvem é geralmente obscura para o usuário final uma vez que o mesmo não tem poder de gerenciamento sobre a tecnologia. O usuário final usa os recursos da nuvem sob demanda e em condições pré-definidas pelo fornecedor do serviço (quando este é alugado, mas pode-se mudar esta premissa quando montamos nosso próprio serviço de computação na nuvem).

Benefícios de computação na nuvem incluem:

Armazenamento de dados redundantes - mesmo se um disco rígido falhar seus dados estão seguros e continuará a estar disponível automaticamente no outro;
Recursos dedicados - a mais recente tecnologia de computação em nuvem garante que os seus recursos são dedicados a você e não compartilhada com os outros. Isto inclui RAM e CPU de acordo com o plano que você escolher.
Nenhum ponto único de falha - cada parte do serviço é garantida para ser redundante e distribuída. Isto significa que não há problemas de hardware, nem problemas de software da tecnologia subjacente.
Eficiência de uso - melhores opções para escalar a sua utilização.
Segurança - cada usuário da computação em nuvem pode ser isolado de forma confiável em seu próprio ambiente. Isto ira assegurar que os problemas de segurança serão também isolados no ambiente de forma partilhada.

Um pouco de História da Computação na Nuvem  (Cloud Computing).
História de computação na nuvem pode ser encontrada nos primeiros anos da computação. Um dos primeiros conceitos de informática era de interconexão. Naturalmente, se dois computadores estão conectados, o próximo passo para eles é compartilhar recursos. Além disso, a ideia evoluiu gradualmente a partir de grid computing e virtualização de alta complexidade da tecnologia de computação em nuvem nos dias de hoje. Depois de anos de testes e depuração, as versões finais desta tecnologia esta a nossa disposição, chegou a ambientes de produção e já esta sendo comercializada.

Os benefícios exclusivos do Cloud Computing têm promovido o seu desenvolvimento comercial e tornou a escolha preferida para aplicações que exigem recursos com alta confiabilidade dentro de um orçamento limitado. Na indústria da hospedagem na web, a computação na nuvem é adequada para todos os tipos de sites, mas o seu preço é mais elevado do que os planos de hospedagem padrão.

Vamos falar de Cloud Hosting Services que  estão usando a tecnologia mais recente disponível no mercado e isto a esta tornando mais estável,  nossa abordagem como é de costume vai sempre procurar mostrar o que podemos usar gratuitamente ainda em que pese o fato de que todos precisamos faturar por que contas não se pagam com serviços freepremium.

Free Cloud Web Hosting, serviço de hospedagem de website gratuito usando tecnologia da computação em nuvem, oferece espaço e vários serviços adicionais, são 2gb de espaço, cinco domínios e cinco subdomínios, 100gb de badwidth por mês, banco de dados MSQL que suporta ate dois projetos, suporte a PHP, administração através de painel de controle, instalação de aplicativos no servidor, FTP, website pré-pronto com varias opções e um fórum para suporte.

Listagem com dez serviços de Cloud Computing que podemos testar gratuitamente:

AWS Free Tier

GoGrid’s Cloud Hosting

HP public cloud test flight

Microsoft's Windows Azure

Joyent

ProfitBricks Cloud Computing 2.0

SoftLayer’s CloudLayer

CloudSigma’s

Dimension Data’s

Elastichosts

Os serviços são somente grátis para teste, mas nem todos possuem todas as funções para testarmos, em todo caso servem para nos mostrar o que podemos fazer com o serviço Cloud Computing, quem pretende usa-lo para negocio poderá fazer uma avaliação de custo beneficio.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste