segunda-feira, 16 de junho de 2014

A fome de aprender e o conhecimento

Eu não sou inteligente, não sou superdotado, eu sou incomodado e muito curioso e meu hobby é estudar, algumas vezes aprendo outras mato minha curiosidade momentânea. Mas nesta noite de domingo para segunda tive a grata felicidade de encontrar algumas informações que considero importantes para quem como eu tem fome de aprender e muitas vezes não tem ideia de como faze-lo, vou postar aqui alguns textos e links que poderão contribuir, alguns são de meu conhecimento mais antigo e outros que encontrei na madrugada.

"Acesso a obras clássicas com domínio público está deixando de ser desculpa para não estudar. A partir de dica do estimado seguidor Reinaldo Cristo, baixe os livros clássicos das Ciências Humanas abaixo."
Biblioteca da Sabedoria Universal em pdf: Acervo de Livros sob Domínio Público
Fonte da informação 
Continuando minhas buscas me deparo com esse texto: A biblioteca universal : uma história do ideal da acumulação de conhecimento. 
"O sonho de uma biblioteca universal, capaz de armazenar e permitir acesso a todo o conhecimento produzido no mundo acompanha a humanidade desde a invenção da escrita."
"Temos varias manifestações de biblioteca universal: a Biblioteca de Assurbanípal (Assíria, século VII a.C.), A Biblioteca de Alexandria (Egito, século IV a.C), a Casa da Sabedoria, (Bagdá, Cairo e Córdoba, do séc. IX ao séc. XII d.C.) e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América (EUA, séc. XIX d.C. até hoje). Também foi identificado o ideal da biblioteca universal em iniciativas como a Encyclopédie de Diderot e d'Alembert (França, séc. XVIII d.C.), o Mundaneum de Paul Otlet (Bélgica, séc. XIX d.C) e na World Wide Web. Reflete sobre as relações entre a utopia da acumulação do conhecimento universal e o desenvolvimento dos suportes da informação, das tábuas de argila ao hipertexto e das práticas de produção e assimilação do conhecimento. "
Autoria de Casal, Celvio Derbi  acesso em ao texto completo  http://hdl.handle.net/10183/37474

Ato continuo me deparo com um e-mail no Google Groups: "Em 7 idiomas, Biblioteca Digital Mundial."
O email diz que esta disponivel na internet gratuitamente uma biblioteca que reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas, entre estes o português,  as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Acesse através do link: www.wdl.org
Como se fora uma "cola"e la vamos nos de novo, não bastasse os mais de cem serviços gratuitos que a empresa Google disponibiliza para nós, encontro este anuncio: "O Google disponibilizou em novembro proximo passado o YouTube Edu, plataforma colaborativa brasileira que reúne conteúdos de educação gratuitos para estudantes, professores e escolas. O projeto é resultado de parceria com a Fundação Lemann, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do país."


Links e informações de locais onde se encontram livros completos gratuitos.

Projeto Gutenberg
"O Project Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrônicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou livros grátis em formato kindle, descarregue-os ou leia-os em linha."
"Mantemos ebooks de elevada qualidade: todos os nossos livros eletrônicos foram previamente publicados por editores genuínos. Digitalizámo-los e revimo-los cuidadosamente com a ajuda de milhares de voluntários."
"Não precisa de pagar quaisquer taxas ou registos mas, se considerar que o Project Gutenberg é útil, sugerimos-lhe amavelmente que nos faça umapequena doação para que possamos comprar e digitalizar mais livros. Também pode ajudar-nos a digitalizar mais livro, a gravar livros-áudio ou denunciando erros."
Parceiros do Projeto Gutenberg

The Internet Archive

"The Internet Archive. O The Internet Archive foi o nosso site de distribuição de salvaguarda durante muito tempo e, durante vários anos, o nosso site principal. Eles estão trabalhando com muito afinco para produzir mais livros eletrônicos grátis, muitos dos quais passam a fazer parte do acervo do Project Gutenberg." O site contem um dos maiores acervos da internet, com textos, livros, videos, tudo para resguardar a memoria mundial.

Librivox.org

Librivox.org, outra fonte de leituras de livros electrónicos em áudio feitas por pessoas.
ClassicalArchives.com
ClassicalArchives.com, fonte de execuções musicais para muitos compositores, em vários formatos. O ClassicalArchives.com trabalhou com o Project Gutenberg no nosso sub-projecto de partituras.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste