segunda-feira, 30 de junho de 2008

Portas FXS e FXO

Portas FXS e FXO
Quanto mais estudo Voip mais vejo conceitos e definições quando não mal empregadas totalmente equivocadas, não sei se por falta de conhecimento ou se por vontade de se criar um misticismo, o fato vem se tornando mais e mais comum. Claro que quanto mais mistério ou mesmo quanto mais complicado e difícil uma tecnologia se apresenta maior é a oportunidade de explorá-la, e também maior é o valor dado aos que a dominam. O único problema que vejo nisso são as distorções e o mau resultado dos equívocos onde em se tratando de Voip o único vilão até agora é a tecnologia propriamente dita, que carrega consigo o estigma do mau funcionamento quando na verdade são vários os fatores preponderantes que corroboram para que o Voip tenha seu funcionamento a contento, com base em minhas observações vou pouco a pouco na medida do possível colocando aqui algumas definições e conceitos para clarificar o tema, hoje vamos transcrever os conceitos das portas analógicas.
FXS e FXO são as portas usadas por linhas de telefonia analógica (também conhecidas por POTS – Sistema de Telefonia Tradicional).
FXS - Foreign eXchange Subscriber. É a interface que fornece a linha analógica ao assinante. Em outras palavras, é o “plug na parede” que fornece o tom de discagem, corrente de energia e som.
FXO - Foreign eXchange Office. É a interface que recebe a linha analógica. É o plug no telefone ou aparelho de fax, ou o(s) plug(s) no seu sistema de telefonia analógica. Indica se o telefone está no gancho/fora do gancho (circuito fechado). Como a porta FXO está ligada a um dispositivo, tal como fax ou telefone, esse dispositivo é normalmente chamado de ‘dispositivo FXO’.
FXO e FXS estão sempre em pares, de modo semelhante a um plug macho / fêmea.
Sem um PBX, um telefone fica conectado diretamente à porta FXS fornecida por uma companhia telefônica.



FXS / FXO sem PBX

Se você tiver um PBX, as linhas fornecidas pela companhia telefônica estarão conectadas a um PBX, assim como os telefones. Portanto, o PBX deve ter tanto as portas FXO (para conectar com as portas FXS fornecidas pelas companhias telefônicas) quanto portas FXS (para conectar os aparelhos de telefone e fax).



FXS / FXO com PBX

FXS & FXO & Voip
Você vai se deparar com os termos FXS e FXO quando decidir comprar equipamentos que permitam a conexão de linhas analógicas ao sistema de telefonia Voip, telefones analógicos ao sistema de telefonia Voip ou PBXs tradicionais ao provedor de serviços Voip, ou um ao outro via Internet.
O gateway FXO
Para conectar linhas telefônicas analógicas a um IP-PBX, você precisa de um gateway FXO. Isso permite que você conecte a porta FXS à porta do gateway, o que transforma uma linha telefônica analógica em uma ligação Voip.



O gateway FXS
O gateway FXS é usado para conectar uma ou mais linhas de um PBX convencional a um sistema de telefonia Voip ou a um provedor. É preciso um gateway FXS para conectar as portas FXO (que normalmente estão conectadas à companhia telefônica) à Internet ou a um sistema Voip.



Adaptador FXS, adaptador ATA
O adaptador FXS é usado para conectar o telefone ou fax analógico a um sistema de telefonia Voip ou a um provedor Voip. É necessário porque é preciso conectar a porta FXO do telefone ou aparelho de fax ao adaptador.



Conexão
Procedimentos FXS/ FXO – funcionamento técnico
Se quiser saber mais detalhes técnicos sobre o funcionamento das portas FXS/ FXO, esta é a seqüência exata:
Ao realizar uma chamada:
1. Tire o telefone do gancho (dispositivo FXO). A porta FXS detecta que o telefone está fora do gancho.
2. Digite um número de telefone, que é transmitido à porta FXS em Tom Duplo de Multifrequência (DTMF).
Ligação interna
1. A porta FXS recebe a ligação, e então envia um impulso tônico (som) ao dispositivo FXO anexado.
2. O telefone toca.
3. Assim que alguém atende, pode responder a chamada.
Finalizando uma ligação – normalmente a porta FXS conta com qualquer dispositivo FXO conectado para finalizar a ligação.
Nota: A linha de telefonia analógica transmite aproximadamente uma potência de 50 volts DC à porta FXS. É por isso que alguns sentem um ‘leve’ choque ao tocar numa linha telefônica conectada. Isso permite que a ligação continue em caso de interrupção de energia.
A fonte de origem do material é a 3CX, um desenvolvedor de PBX com base em software para ambiente Windows

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste