domingo, 2 de março de 2008

Você usa MSN no trabalho?

A comunicação interna em uma empresa é fator preponderante para o bom funcionamento da mesma, a passagem de informações de um setor a outro da a administração condições necessárias para processar mudanças e adequações necessárias ao desenvolvimento de produtos e serviços. Mas nos dias de informatização como será que se processa essa comunicação? Além disso, devemos nos perguntar a que custo e com que segurança.

A forma de se comunicar estará levando pessoas a perderem a concentração no que estão ou deveriam estar fazendo? Quanto esta custando essa distração? A passagem de informações confidenciais de um setor a outro esta sendo processada com a segurança pertinente ao assunto em questão?

No Brasil as respostas as essas questões só acontecem após um desastre, a displicência com fatores preponderantes e decisivos é normalmente relegada a segundo plano, motivos alegados, os custos. Claro que nem sempre são avaliados e nem sempre são realizadas simulações para quantificar os riscos e fazer as devidas avaliações.

Os messenger funcionam com arquitetura servidor/cliente onde a autenticação é feita no servidor.

Mas apesar de nos apresentar como um método seguro, os IM trazem consigo riscos consideráveis e permitem ataques e ameaças que antes só eram possíveis através de e-mail, e o que pode vir através deles são:

Vírus, backdoors, violação de propriedade, mau uso com jogos e pornografia, facilitação de espionagem através de mensagens arquivadas, permite o ataque por phising, spoofing de identidade, dos (ataque por denial of service), alem de permitir execução de códigos maliciosos.

Um dos grandes colaboradores para esse cenário e a dificuldade de bloqueio uma vez que as portas usadas podem ser trocadas.

A propagação das ameaças que advem de messenger é extremamente mais rápida que através de emaisl, pois tudo acontece online.

Outro fator considerável é que o usuário poderá estar trocando de computador e local para acessar seu messenger e ai a rede da empresa poderá estar exposta a ameaças, uma vez que o usuário passar a ser uma porta de entrada para a rede da empresa.

Um detalhe muito importante a ser considerado é que uma comunicação de empresa através de messenger poderá ser considerado como oficial, por isso devem ser monitorados e seu conteúdo deve ser guardado, por enquanto a legislação para esse assunto só encontramos fora do Brasil.

Por tudo que já vimos sobre o assunto os VOIP devem ser considerados para as intercomunicações uma vez que possuem Criptografia do tipo RAS, promovendo transações seguras tanto nas comunicações de voz quanto nas trocas de arquivos.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste