terça-feira, 21 de abril de 2015

O que é SLIC BIOS



A grande maioria dos computadores pessoais atuais e 90% dos notebooks ja vem com uma versão do Windows pré-instalada no hard drive, para que o Windows seja funcional é necessário fazer sua ativação.

O Windows versão 7 possui cinco edições: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate, no Windows 8 essas opções foram reduzidas a duas Windows 8 e Windows 8 Pro. Ainda temos o
Windows RT que é uma versão do sistema desenvolvido para chips ARM, que são processadores com foco em eficiência energética e que equipam tablets, smartphones e gadget híbrido.

Para ativar o Windows pré-instalado é necessário que o computador tenha na sua BIOS System uma tabela, a SLIC que hoje esta na versão 2.1.

A definição de SLIC (acrônimo de Software licencing table). A tabela SLIC é gravada em uma porção da BIOS e contem informações para permitir a ativação da licença do Windows. Essa tabela é adicionada na BIOS dos computadores pela maioria dos fabricantes (no caso dos grandes fabricantes, em todos), para facilitar o licenciamento do sistema em computadores novos. Esse processo onde a informação pré-instalada na tabela SLIC é conhecido como ativação OEM.

Para cada ativação, teremos uma conferencia da tabela SLIC gravada na BIOS, esta tabela contém informação que é referida pela Microsoft como OEMTableID. Os dados incluem uma cadeia de caracteres denominada chave SLIC esta chave ira identificar o computador como elegível para uma ativação OEM. Cada fabricante tem uma chave SLIC diferente tendo inclusive chaves diferentes para cada versão de Windows pré-instalado no computador. Ao fornecer estas chaves diferentes para os diversos fabricantes a Microsoft tenta garantir que uma determinada chave somente poderá desbloquear (ativar a licença) de um único modelo de computador.

Quando é realizada a primeira ativação do sistema operacional (Windows) em um computador novo, a única ação é a de digitar a chave do Windows que veio pré-instalado, uma vez que você digitou esta chave o computador ira compara-la com a cadeia de caracteres contida na tabela SLIC, caso haja uma combinação automaticamente o sistema é ativado e estará pronto para uso, caso não haja combinação haverá uma falha na ativação e aparecendo o código de erro igual a: 0xC004F059 o serviço de licenciamento do Windows reportara essa licença como invalida, e esta informação ira direto para a Microsoft, comunicando a tentativa de burlar a licença, isso poderá causar sérios aborrecimentos ao usuário caso ele esteja tentando licenciar mais de um computador com o mesmo serial.

Alguma falha poderá ocorrer na ativação de seu Windows como, por exemplo, um erro na digitação do serial, uma vez que a chave é bem extensa, caso você tenha feito uma conferencia e esse não é o caso, então será necessário que você entre em contato com o vendedor do computador e conte a ele a ocorrência. Caso você tenha comprado o computador de terceiros então é possível que você tenha sido enganado, nesse caso para ficar legalizado você devera entrar em contato com a Microsoft e comprar uma chave do Windows instalado no seu computador.


Referencias.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste