sábado, 2 de maio de 2009

Como economizar com VoIP

A tecnologia é um beneficio para todos, mas não de todos.

As frases e as explicações se multiplicam todos os dias, e a partir do momento que Mr.William Gates falou pela primeira vez que um Micro Computador deveria vir a ser um utensílio domestico o negocio da micro informática ganhou uma impulsão que jamais seria imaginada em 1989. Época essa onde as informações chegavam ao Brasil com 2 e até 3 anos de atraso. As revistas de informática estavam todas em inglês e os mais informados as recebiam com 3 até 4 meses de diferença para um leitor americano. Poder-se-ia dizer que nessa época a informação tinha valor comercial diferente do valor que tem hoje.

Hoje tudo esta diferente, as noticias sobre os lançamentos e mudanças saem lá e cá simultaneamente, em alguns detalhes aqui primeiro. Mas o fato de ter a tecnologia hoje acessível a todos como queria Mr.William não significa que todos a usem ou mesmo que todos saibam o que está disponível ou o que é o que em informática, muito se fala e especula, mas os possíveis nem sempre são colocados de forma clara, ou porque são impossíveis dadas às condições ou porque é economicamente desinteressante, isso tem sido regra geral.

Em transmissão de voz através de rede IP, não é diferente. A economia que pode advir do uso não esta necessariamente no preço da ligação e sim nas novas funções que acompanham as chamadas via IP. Filiais e matriz passam a se comunicar com custo zero, recados de secretária eletrônica trafega na rede para um email, mensagens do MSN são transmitidas para um celular e do celular para o MSN, usa-se os Internet messager para passar instruções para empresas e também para envio de relatórios que são usados em reuniões e em publicações, o VoIP esta presente em tudo até mesmo nas transmissões broadcast das televisões onde antigamente somente um canal de TV com muito recurso técnico e financeiro poderia estar passando noticias ao vivo hoje um canal de TV comunitário pode fazer o mesmo.

Claro que nem sempre o cliente usuário é colocado a par de todas as possibilidades, como disse anteriormente existem razões para que isso não aconteça. Hoje podemos ter através de VoIP uma transmissão de dados coletados por GPS usando-se um satélite de alta potencia e um celular de cem reais que está ao alcance de qualquer cidadão, o celular é claro mas é o que ele precisa para ter a informação.

As combinações e os usos das novas tecnologias dependem mais e mais de profissionais especialistas e bem informados, hoje é possível e comercialmente viável financeiramente, uma pequena empresa ou mesmo uma loja comercial ter seu próprio canal de televisão e uma estação de rádio e se for o caso explorá-lo comercialmente.

Com VoIP é possível montar uma empresa de telefonia que até 10 anos atrás era privilegio de grandes conglomerados financeiros e como uma célula municipal ou de bairro com acesso direto aos usuários esta pequena companhia pode competir em condições de igualdade a empresas infinitamente mais poderosas, usando táticas comerciais que se tornam impraticáveis para empresas de grande porte, estes pequenos notáveis fazem o porta a porta e muitas vezes são extremamente agressivos na área comercial com esquemas de pós venda ousado onde o atendimento ao cliente é imediato e a solução é dada na hora, este tipo de relação prestador de serviços – usuário, muitas vezes é suficiente para garantir que um cidadão opte por um serviço muitas mais caro mas que lhe atende naquilo que ele anda de há muito insatisfeito – o atendimento pós venda.

Empresas do tipo Telefônica se esqueceram, ou não tem profissionais que estudaram em boas escolas, que as duas maiores gigantes do planeta em anos passados se fizeram simplesmente dando ao consumidor um atendimento pós venda inesquecível, estamos falando de Xerox e de IBM, e porque não citar também a Dell que se transformou em um grande revendedor de micro computadores usando o serviço de pós venda como seu maior plus de produto.

Passar a informação corretamente, não sonegar esta informação a seu cliente ainda é uma estratégia poderosa, mudar a regra maldita e dar a todos o mesmo direito poderá ser o diferencial que o mercado em tempos de crise esteja almejando, arrisque-se usando todas as ferramentas que muitas vezes você oferece a seus clientes.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste