segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ativando o Windows 7 OEM



Ativando o Windows 7 OEM uma aboradagem técnica

Vamos começar com o básico, como uma cópia do Windows é ativada automaticamente quando instalado na forma  OEM pelo fabricante de equipamento de marca (IBM, DELL, HP, LENOVO etc).
Tradicionalmente quandovoce compra uma cópia do Windows e instala em um micro seja ele novo ou nao, você tem inserir uma chave de licença e ativa-lo fazendo a verificacao com a Microsoft (www.microsoft.com) através da internet ou atraves de uma confirmação por telefone. Mas com OEMs como Dell, IBM, Lenovo etc, considerou-se uma necessidade para obter a ativacao do Windows direitamente após a instalação sem passar por todo o aborrecimento.

Com o Windows XP, um método chamado pré-instalação (SLP) foi implantado. Este método usa uma área de BIOS para armazenar alguns dados de identificação, a SLP 1.0 é a versão que foi incluída com o XP.  

Existem arquivos no disco rígido quando o Windows é instalado que estavam sendo correspondida com o valor de BIOS para verificação, se sua cópia corresponder ele fica ativado.  O SLP 1.0 foi facilmente crakeado o que exigiu a evolucao para um sistema mais complexo e a resultante foi a
SLP 2.0 incluída no Windows Vista e após isso a SLP 2.1 com o Windows 7. Ambas os métodos possuem a mesma forma com apenas uma alteração no marcador para o Windows 7. Uma SLP 2.1 envolve a verificacao da presença de uma chave correspondente fornecida em OEM, um certificado de OEM-specific e a parte mais desafiadora do puzzle um OEM-specific que é uma tabela ACPI_SLIC (SLIC 2.1 table) somente apos a verificacao de todos estes elementos será possivel a ativacao do Windows.

Passando para o próximo passo, a chave OEM e o especifico certificado OEM foram crakeados muito cedo, quando do vazamento de uma copia ilegal da LENOVO, mas o que foi feito era para simplesmente ignorar a tabela SLIC, esse método é facilmente descoberto. Muitos outras formas de burlar o licenciamento foram desenvolvidas, os chamados “loaders”  (ou softmods) carregam a tabela SLIC na memoria antes que o sistema operacional carregue dessa forma pode-se ludibriar o sistema com um tabela SLIC falsa. Esses métodos são na sua maioria confeccionados em Linux e as vezes podem instalar arquivos maliciosos (trojans, malwares, backdoors) em seu computador. Uma outra forma de burlar a ativação é conhecida como Hardmod que modifica a BIOS original do seu computador e isso poderá causar sérios danos no mesmo.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste