sábado, 27 de junho de 2009

Voip e consumo de banda de Internet

Usei este espaço até hoje para colocar minhas idéias e o fruto de meus estudos e trabalho, aqui não há esquemas ou formulas para se ganhar nada que não seja fruto de trabalho, quem estiver procurando por este tipo de informação este não é o local.

Não sei como fazer para fazer chamadas burlando empresas, não busco por isso, aqui tem informações na maioria das vêzes de conteúdo técnico e talvez por isso até mesmo difíceis de serem entendidas, pela sua própria complexidade ou pela incapacidade do autor de se fazer entender ou de transmiti-las, e por isso peço desculpas – “mea culpa”.

Já escrevi alguns artigos sobre VoIP e Internet, e como a dependência do VoIP é total ou seja só funciona se houver conexão de Internet suficiente para tal, entendo que escrever mais sobre o assunto ainda que parte do manuscrito seja repetitivo é e será relevante para que acabe sendo compreendido na totalidade.

Codecs, sua importância é determinada pelo fato de termos que VoIP funciona recebendo e enviando pacotes de voz através de uma rede IP podendo esta ser uma rede VPN local ou mesmo a rede mundial, a capacidade e de absorção do tráfego e a disponibilidade de banda para este é determinante na qualidade da transmissão. Eu aprendi que VoIP não tem garantia de entrega quando esta sendo usada a rede mundial, uma vez que QoS, ToS e outros dispositivos que contribuem para uma boa transmissão ficam totalmente sem controle ao estar sendo usada a rede publica, nesta tem preferência o que tiver uma maior taxa de Throughput (ou taxa de transferência), que é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo.

A taxa de Throughput é a taxa de transferência efetiva de um determinado sistema, por exemplo uma rede de computadores, e poderá ser menor que a taxa de entrada devido às perdas e atrasos no sistema, os chamados Jitter e Lags que são produzidos por ajustes que são obrigatórios para que se tente garantir a entrega dos pacotes que estão na rede.

Já escrevi uma vez que o Troughput não é largura de banda nominal, podemos ter um link de 4 Mbps mas se no caminho onde o conteúdo for roteado encontramos por exemplo um link de 1Mbps o throughput será automaticamente nivelado pelo menor link. Por isso é que tem que se estar o tempo todo analisando não só a rede e os links mas também a rota que esta sendo usada para a transmissão, e sobre essa não há, quando se trata da W3C, o menor controle.

Há muitas discussões e divergencias sobre Codecs, qual o mais apropriado para VoIP, qual o que deixa a tramissão mais clara, qual o que é mais estavel, estas e mais uma centena de questionamentos não possuem em minha modesta opinião uma resposta que possa ser considerada verdade absoluta pois tudo depende de tudo. O que entendo é que possa ser feito testes para analise da condição que se encontra a chamada, e que para cada local e tipo de conexão iremos ter uma resposta, são atipicos os exemplos que podem servir para todos os casos e situações.

Acredito ser um bom começo o estudo sistematico das tecnologias quando estas são chamadas emergentes, nestes casos não temos teorias e sim hipóteses que servirão um dia para termos os conceitos e as teorias imutaveis como é o caso da Matematica e da Fisica, por isso mesmo hoje vou colocar aqui links que servem para leitura e consulta sobre Codecs e consumo de banda em chamadas telefonicas e deixo os de uma empresa que tem o respeito de todos, a Cisco.

Links:
Páginas da Cisco
http://www.cisco.com/en/US/products/ps10024/products_qanda_item09186a0080a35d91.shtml#qa1
http://www.cisco.com/application/pdf/paws/108768/pqa_108768.pdf

Página da Cisco onde esta Cisco Technical Tips Conventions
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk801/tk36/technologies_tech_note09186a0080121ac5.shtml

Páginas da Cisco onde se pode estudar os Codecs e sua composicação e seu consumo.
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk1077/technologies_tech_note09186a00800b6710.shtml
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk652/tk698/technologies_tech_note09186a0080094ae2.shtml

Codecs sua complexidade MOS e negociação
http://www.cisco.com/application/pdf/paws/14069/codec_complexity.pdf

Consumo de banda segundo a Cisco, documento 7934
http://www.cisco.com/application/pdf/paws/7934/bwidth_consume.pdf

Acredito que o material acima seja um bom começo para aqueles que gostem de realizar um bom trabalho profissional e também para os que costumam questionar as afriamções e declarações de outrem, lendo-os todos passarão a poder contribuir para que se chegue a um consenso, afinal não se tira conhecimento de pedra.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sip Code

Um Sip Code é essencialmente um prefixo numérico atribuído a uma rede VoIP com um domínio SIP, estes números são usados para fazer interconexão entre redes de diferentes provedores de tráfego IP, hoje são milhões de usuários de redes IP com tráfego VoIP que já usam o Sip Code, na realidade ele pode ser considerado o DDD de um VoIP, a única diferença para um DDD é que todos os Sip Code tem que ser precedido do caractere *.

Na realidade com base na teoria do Peering um Sip Code é uma SIPS URI que irá identificar um sistema de comunicação IP. Como todas a URIs os SIP e SIPS URIs podem ser colocados em páginas Web, mensagens de email ou mesmo em literatura impressa como brochuras, catálogos e cartões de visita. Estes códigos contêm a informação necessária para iniciar e manter uma sessão de comunicação.

Por isso acreditamos no Peering de Voz gratuito, uma vez que com o advento da Internet existe o Peering de Internet que nada mais é do que o endereço de uma página Web também conhecido como URL, o Peering de voz (Voice Peering) segue a especificação da URI ( Uniform Resource Identifies) descrita na RFC 2396.

Um SIP URI usa para estabelecer a comunicação uma forma similar a de um mailto URL, permitindo que o SIP (Session Initiation Protocol) um protocolo que utiliza o modelo de requisição e resposta transmita voz sobre IP. Se valendo dos campos: requisição "header" (identificador de pacotes) e corpo da mensagem tornará possível estabelecer qual o tipo de "média" que esta sendo enviado (voz, voz e imagens, imagens). A forma geral de um SIP URI é:
sip:user:password@host:port;uri-parameters?headers

A sintaxe URI é essencialmente um nome de conjunto URI como "HTTP", "FTP", "mailto", "URN", "tel", "rtsp", "file", etc., seguido de um caractére dois pontos, e então a parte específica do conjunto. A sintaxe e a semântica desta parte específica é determinada pelas especificações que governam o conjunto, embora a sintase URI force todo o conjunto aderir a uma síntese genérica que, além de outras coisas, reserva certos caracteres para propósitos especiais, mesmo sem dizer sempre quais são estes propósitos. A sintaxe URI também força restrições na parte específica do conjunto, para, por exemplo, manter um certo grau de consistência quando a parte possui uma estrutura hierárquica. Codificação URL geralmente é um aspecto mal-compreendido da sintaxe URI.

Portanto uma URL é uma parte da URI que identifica um recurso e provê meios de agir sobre ele, descrevendo seu mecanismo de acesso primário ou a localização na "rede".
Para deixar claro temos que uma URI é formada por uma URL (Uniform Resource Locator) que funciona como um localizador e um URN (Uniform Resource Name ) que é o nome.
Desta maneira pode-se dizer que em muitas publicações técnicas, especialmente as que são tidas e havidas como padrões que são produzidos pela principalmente pelas entidades como o IETF e o W3C, o termo URL tem sido depreciado, já que raramente se torna necessária uma distinção entre URLs e URIs ainda que observemos o total desconhecimento dessa relação pela maioria dos profssionais que ligações direta com a WWW. Porém, fora de contextos técnicos e em softwares para a rede mundial, temos observado que o termo URL ainda permanece ubíquo. Além disso, o termo endereço web, que não possui qualquer definição formal, geralmente é usado em publicações não-técnicas como sinônimo para URL ou URI, embora ele geralmente se regira apenas a conjuntos URL "http" ou "https".

URI em português: Identificador de Recursos Uniforme é um acrônimo de Uniform Resource Identifier, dizemos que é uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. O principal propósito desta identificação é permitir a interação com representações do recurso através de uma rede, tipicamente a Rede Mundial, usando protocolos específicos. URIs são identificadas em grupos definindo uma sintaxe específica e protocolos associados.

Exemplo de Sip Code: imagine que você tenha um Ramal VoIP da rede Sipcode esta terá a seguinte Sip Uri ser.sipdode.com.br e este serviço tenha atribuído o número de ramal 2020 ( ramal Sipcode da Hang-up), isto significa que para ligar para o número VoIP 2020@ser.sipcode.com.br você terá que buscar pelo Sip Code atribuído a ser.sipoce.com.br. Uma lista completa dos Sip Codes atribuídos as varias redes IP com tráfego VoIP pode ser localizada aqui. O Sip Code atribuído a rede 0 da Sipcode Brasil é *8839, para discar para um ramal sipcode da Hang-up digita-se *88392020.

Esse material é fruto de pesquisa feita na Internet, tendo como fonte Web sites que tratam de parte do tema em abordagem voltada para determinar padrões do W3C (World Wide Web) e do IETF (Internet Engineering Task Force), para se informar sobre a Internet o material de leitura obrigatório é o conhecido RFC (RFC acrônimo de Request for Comments) onde estão estabelecidos todos os protocolos.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Empresas que podem estar praticando fraudes em VoIP

Como a crise mundial afetou as empresas de telecomunicações? Quais as medidas que estão tomando? Quais as medidas que você espera que elas tomem para enfrentar a crise? Como é possível se defender de fraudes?

O que tenho notado é que neste primeiro semestre de 2009 o número de fraudes praticado pelas empresas e profissionais ligado ao negócio de comercialização de tráfego IP aumentou consideravelmente.

Deixo este espaço para que se você presenciou ou foi vítima de algum golpe por parte de uma empresa ou profissional relate fazendo um comentário.

Abaixo relacionarei algumas empresas que podem estar fraudando de alguma forma, todo esse material nos foi enviado por uma associação especializada em fraudes, e nós simplesmente traduzimos o material e estamos publicando, não é raro recebermos releases sobre o que acontece no mundo da Informática, lembramos que a HDDLAB tem contatos em vários países do mundo bem como temos relacionamento de trabalho nos mesmos, e também estamos na área desde de 1980.

ITWANA Network
Address: 17, Allée des Boutons d’or 94000 Créteil (France)
IP: 193.37.150.21
Contact person: Francisco Akueson
Fax: +33.1.72.33.55.43
MSN: francisco_akueson@hotmail.com
Tel.: +33.6.62.28.08.03
E-mail: francisco.akueson@itwana.com ; francisco.akueson@gmail.com ; contact@itwana.com

Voip communications
Site: www.voipcommunication.com
IP: 202.95.77.251
Contact person: R INDHUMATHI
E-mail: sales@voipcommunication.com
Tel.: 00919 88 40 96 298
Fax: 00919 88 40 96 298
MSN: sales@voipcommunication.com

Itcptel Inc
Site: www.itcptel.com
Address: 1107 N Fairfax St Alexandria, Virginia 22314 USA
IP: 207.210.233.113
Contact person: Victor Simpson, Jacson Prachar, Tim Jobe, John Schmitt
Tel.: +15717302349
Fax: + 1 571 7302352
MSN: victor.simpson@live.com
E-mail: billing@itcptel.com

Voicetrend Tel
Technical Contact Name Raymond Manalo
Business Phone: 6324098952
Mobile Number: 639187200914

International InterConnect, IIC Tel
Site: www.iictel.com
Address: 297 Barnes Blvd. Rockledge, FL 32955
IP: 198.67.56.105/6; 198.67.56.146/7; 200.186.149.28; 200.47.31.114; 200.73.182.8; 71.43.205.78; 8.18.4.10

Intelia Holding
Intelia Holding CZ, Alivandr
[icq] 85352195, WMID: 351850221015,
Andreychik Alexander ,
Oleinikov Oleg .

Voip in the World
Site: www.voipintheworld.com
Address: Via Antonio cassarino 44 90100 Palermo Italy
MSN: voipitalinet@email.it
E-mail: sales@voipintheworl.com; info@voipintheworld.com

Transtel Argentina
Site: www.transtelargentina.com.ar
Address: Hipólito Yrigoyen 1530 - 4th Floor - C 1089 AAB - Buenos Aires - Argentina
IP: 200.110.221.126 200.110.221.125 200.110.221.123

Nexus Internacional Honduras
Existe uma suposta empresa de serviços VoIP em Honduras que esta usando e manchando o nome da Nexus, a Nexus Brasil é uma Telecom muito séria e com um ótimo serviço o que podemos fazer é não deixarmos nos enganar pela pseudo Nexus.

A empresa é conduzida por um senhor de nome Ernesto David Hogg e o filho, o endereço comercial é a própria residência que esta localizada em um subúrbio da cidade Hondurenha de nome Tegucigalpa.

Uma das afirmações deste senhor é que sua empresa tem um acordo operacional com a HonduTel e que ele mantém na mesma oito conexões tipo E-1, o que ele mais vende é tráfego de celular a baixo custo.
Ele se identifica como: Nexus International, S.A.Tegucigalpa, Honduras.

Informações coletadas:
Tech: Francisco Morazan
Phone numbers:
Phone: +504 250-6797 Fax: +504 250-6797
E-mail address: info@nexussa.com
IM: nexussa@hotmail.com
Email: edHogg34@hotmail.com and edhogg@nexussa.com
Site: www.NexusSA.com

A EMPRESA CITADA ACIMA NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO COM A NEXUS DO BRASIL.

Há bem pouco tempo foi noticiado que uma nova empresa de serviços VoIP estava fazendo seu "debut" no mercado e para comemorar ela estava ou esta oferecendo ligações por 1 centavo de euro, o caso é que a empresa não aceita usuários de muitos países, o que tenho noticia através de comunicado da própria empresa após um questionamento que fiz é que somente usuários de alguns países europeus estão sendo contemplados pela oferta.

Estou escrevendo a respeito por saber que existem Brasileiros (não é permitido usuários Brasileiros) que fizeram registro na empresa e podem a qualquer momento ter a conta bloqueada, já existem casos de bloqueios de contas conforme foi noticiado por usuário que incorreu no erro de se registrar a partir de um país que não é permitido o registro.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fraude no VoIP

Existe uma indústria que comercializa o trafego do VoIP no atacado e essa industria esta no mercado há pouco mais de dez anos, nos primeiros anos esse negócio chegou a propiciar um bom rendimento que girou na casa dos 30%, porem nos últimos anos as empresas deste setor iniciaram uma guerra por décimos e milésimos de segundos do trafego comercializado e a rentabilidade do ramo caiu demais andando hoje por volta de 5% a 7%.

Em um primeiro momento o número de empresas já foi muito grande, aliado a elas o número de intermediários é quase que incalculável e com o passar dos anos tem aumentado bastante o caso é que não há nenhum trabalho ou mesmo preocupação em educar o mercado, não há divulgação do serviço muito menos explicações claras sobre o que vem a ser trafego IP, tendo em vista este cenário desfavorável alia-se a ele a falta de regras claras transformando o negocio em um verdadeiro campo de jogo e lucro rápido, não há compromisso dos intermediários e muitas vezes eles não chegam a terminar o primeiro ano de vida. Dessa maneira esta se criando um descrédito no que pode ser a grande revolução do século vinte um.

A experiência tem demonstrado que ao lado das empresas serias está um time de aventureiros e vigaristas com esquemas simplistas que são facilmente desmascarados, a divulgação maciça dos esquemas fraudulentos deveria reduzir bastante o número de vítimas, mas isso não esta acontecendo.

O que será que uma pessoa pensa quando aceita negociar com uma empresa que oferece créditos de minutos VoIP (trafego)e não apresenta a empresa que esta por traz dessa transação? Qual seria a proveniência desse trafego? Quem é o responsável pela entrega e manutenção deste credito pelo período que será consumido? Qual o histórico da companhia? Sua credibilidade? Como se pode oferecer um produto por um preço menor que se esta comprando? Quais as teorias que formam a base das contas VoIP ilimitadas?

Porque a palavra ilimitada ganha contornos de limites? Porque um plano ilimitado esta baseado em consumo de uma residência com hábitos e costumes que foram estudados por anos?

São tantos os questionamentos que às vezes fico cético, e me pego perguntando como esse negocio esta se sustentando?

Existem hoje muitas pessoas vítimas das questões acima, surpreendentemente muitas continuam persistindo e fazendo negócios com empresas duvidosas e muitas vezes com pseudo empresas, não há endereço fixo, outras vezes o endereço tem menos de três meses, não nota fiscal seja lá do tipo que for não há registro da empresa.

Nos dias de hoje temos um sem numero de mecanismos que nos permitem saber com quem estamos negociando, mas a impressão que tenho é que para sustentar a veracidade da "Lei do Gerson" vale tudo, até mesmo comprar uma groza e receber uma dúzia.
Nesse campo há quem diga que o cliente é o mais importante do negocio, mas não há respeito nem mesmo pelos dados pessoais do cliente que muitas vezes é vendido para outras empresas como forma de aumentar a receita.

Como será possível distinguir as formas fraudulentas e evitar perda e danos?

1- Não compre muito de empresas desconhecidas, não faça grandes depósitos ou contratos longos se não tiver comprovação da existência de uma empresa comprometida com o negocio.

2- Não comprometa todo o montante destinado a sua telefonia para que em caso de "acidente" você possa ter um back-up colocado imediatamente no lugar.

3-Confira faturas e recibos, e compare com o que esta recebendo, confira os relatórios que lhe são enviados, olhe os números discados e se for o caso verifique alguns deles.

4- Cheque todas as informações que seu pretenso fornecedor lhe passar, procure por clientes que estejam atendidos por ele, verifique o tempo que estes clientes estão com a empresa e quais foram as ocorrências que houveram durante este tempo.

5- Peça a empresa referências comerciais, procure saber qual a estabilidade da empresa, veja como esta o crédito desta empresa e que tipo de comprometimentos ela tem.

Somos sabedores de que todo cuidado é pouco, mas se mantermos nossos olhos e ouvidos a postos teremos um risco mínimo.

Ads Inside PostM

Teste