domingo, 31 de maio de 2009

Voip ponto a ponto

Porque pagar por algo duas vezes?

A informática nos trouxe grande progresso e também muita dor de cabeça, as pessoas mais novas não tiveram a menor dificuldade em se adaptar ao novo "modus viventis" em contra partida os mais velhos tem muitos problemas. Acompanhando tudo veio uma nova linguagem e também novos termos e palavras que não sabemos o significado se incorporam ao nosso dia a dia.

Nas empresas o termo network, rede e ponto a ponto se tornou comum e as pessoas levaram essa nova linguagem para suas casas, para seus familiares e seus amigos em reuniões e em encontros casuais, nos familiarizamos com elas e passaram a fazer parte de nossas vidas sem que alguns de nos questionassem o seu significado.

Uma empresa ter um escritório em um endereço e a fabrica em outro é comum, e o fato de que as pessoas que trabalhem nessa organização possam estar trocando informações de um endereço a outro passou a fazer parte do trabalho e muitas vezes de uma forma tão natural que não nos demo conta da importância e da agilidade que esse novo cenário incorpora.

Essas interligações são realizadas de vários modos e por vários meios, mas através da Internet fica mais fácil e muito mais barato, o encarregado do almoxarifado pode através de seu computador verificar a veracidade dos itens integrantes na nota que o motorista do caminhão esta lhe entregando sem ter que sair de sua área de trabalho.

Em um determinado momento vimos a implantação dos chamados canais de voz, que nada mais são do que linhas telefônicas exclusivas de uma empresa ou escritório, e através destes canais passamos a transferir documentos e falar com pessoas que trabalham conosco em outros locais as vezes em uma mesma cidade outras em outra cidade, ou em outro estado. Usando a tecnologia que temos a disposição hoje podemos fazer tudo isso e avançar fazendo essa comunicação com escritórios em outros países, podemos substituir os canais de voz por canais IP pertencente a nossa estrutura de rede ligada a Internet. Pronto começamos a ver que podemos usar nossos próprios meios para nos comunicar através de nossos recursos isso é Peer to Peer e em telefonia IP usa-se o termo Peering, e o Peering já faz parte de nossas vidas há mais de 15 anos, nós incorporamos essa tecnologia e não nos demos conta. Quando ligamos nosso computador seja ele de nosso trabalho ou não e o conectamos a Internet e entramos através do navegador em uma página de Internet estamos usando o Peering, eu te pergunto; _ Quanto nos custa ver uma Website? Nada, pois nós já pagamos por esse direito ao contratarmos o serviço de Internet.

Esse é o pensamento de algumas empresas que trabalham com Voz sobre IP, a comunicação via IP seja ela como for não pode ter mais custo, o chamado tráfego já está pago. Já outras empresas se agarram ao velho costume do explorar até o "sabugo" e se atiram em verdadeoras cruzadas para garantir o direito de abusar das pessoas e continuar a usar seu velho, arcaico e falido modo de comercialização.

A SIPCODE é uma empresa que faz parte das empresas que entendem que trafego IP não deve e nem pode ser cobrado. Eu também.

Imaginemos uma Internet de alta velocidade com pontos em todas as partes do Globo, e com pessoas conectadas, todos poderão usá-la para fazer chamadas IP e esse tráfego já faz parte do contrato da Internet.
Quanto mais avançar a Internet Banda Larga, mais esse cenário será verdadeiro, claro que algumas empresas irão se aproveitar da situação, e cabe a todos nós exigir que o nosso direito seja garantido. Hoje 2009 já temos noticiado que 500 bilhões de minutos são trafegados na grande rede e parte desse trafego é cobrado em duplicidade. Acredito que as pessoas que tem acesso a um computador e a uma conexão banda larga ainda não são a maioria no Brasil, mas cabe a esse público que possui, fazer valer o direito de todos a essa tecnologia grátis, liguem-se a empresas que respeite o seu direito que lhe entreguem o que você pagou e que não tentem por meios ilícitos cercear seu direito, mudem de provedores, denunciem.

Hoje do ponto de vista técnico imaginamos dois tipos diferentes de Peering, o "VoIP Peering" onde as chamadas são originadas em um dispositivo VoIP como por exemplo um softfone e esta chamada usa somente a rede IP, desde sua originação até sua terminação ou o chamado "Voice Peering" onde uma das pontas da chamada esta baseada na rede IP e a outra na rede de telefonia convencional (TDM), este é o VoIP que todos já conhecem uma chamada a partir de um computador para um telefone convencional, nesse momento a SIPCODE entra no cenário e comunica a todos que o inverso é possível ou seja um telefone convencional inicia a chamada e um softfone em um computador atende, este já é um Peering misto onde uma parte do tráfego esta na rede IP e outra na rede de telefonia convencional a TDM (Transmission using Time Division Multiplexing (TDM). In circuit switched networks such as the Public Switched Telephone Network). Uma parte dessa chamada ter custo é admissível e isso já é realidade, ao adotar o VoIP muitas empresas, profissionais liberais e adeptos de tecnologia já experimentam uma grande economia e uma enorme agilidade em sua forma de se comunicar, ai entra a SIPCODE permitindo que uma empresa, um profissional liberal ou um cidadão comum possa estar recebendo chamadas onde quem chama paga o menor custo possível e quem recebe não paga absolutamente nada.

O preço que se paga para ter acesso a esse serviço é tão insignificante que todos ficam pensando -"como isso é possível" e quanto tempo a empresa irá bancar o serviço, ora senhores esse questionamento tem resposta, o serviço que a SIPICODE propicia esta baseado em um número 4004 da EMBRATEL e todos já vimos isso em anúncios de grandes corporações, agencias bancarias, cartões de credito, todos têm um telefone 4004 e apregoam sobre o fato de que usando-o estamos pagando por uma chamada local, o que a SIPCODE fez foi montar um servidor de grande porte com uma tecnologia de vanguarda chamada SER (SIP Express Router (SER) is a high-performance, configurable, SIP server) onde cada servidor é capaz de atender a 1.000.000 de usuários, sim senhores esse é o numero. A garantia da continuidade dos serviços com base na PSNT 4004, é pois de responsabilidade da EMBRATEL que é uma empresa do Grupo Mexicano TELMEX, considerado um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Todos nós brasileiros somos conhecedores dessa empresa e sabedores de sua capacidade de atendimento, não havendo porque questionar a continuidade do serviço, uma vez que quanto maior for o número de usuários maior será o trafego do serviço 4004 e conseqüentemente maior será o faturamento da EMBRATEL, o serviço é baseado em volume de ligações e não em preço de chamadas
A empresa SIPCODE acredita na nova forma de fazer negócios e sua sustentabilidade (necessária em qualquer ramo de negocio) será alcançada através da prestação de serviços aos que usarem seu sistema de ramais.

A SIPCODE entende que pode sim dar a seus clientes o direito que eles previamente já garantiram, o trafego IP sem custo adicional, ao pagarem pela sua conexão de Internet.

Exemplificando, a SIPCODE ira oferecer a seus usuários varias opções de serviços como, por exemplo: atendimento automático, gravação de chamadas, e muitos outros. E seguindo sua filosofia os serviços serão todos acessíveis a 100% do mercado e não a uma elite de empresas, profissionais e pessoas como é o caso hoje em dia. Isto em minha forma de ver e entender é a democratização da tecnologia.

A SIPCODE não vende terminação, mas tem parcerias com empresas que o fazem e a escolha desses parceiros recaiu sobre os que podem prover o melhor serviço que temos no Brasil. Todos que optarem por usar os serviços da SIPCODE terão em algumas de suas opções a oportunidade de usarem essas terminações, claro que o acoplamento de terminações VoIP em serviços da SIPCODE é de escolha do usuário, e sua responsabilidade.

O VoIP ponto a ponto é grátis, todos temos a obrigação de fazer esse direito valer.

Ads Inside PostM

Teste