domingo, 10 de agosto de 2008

IAX e SIP

Atualmente nem temos como perceber as mudanças que acontecem a nossa volta, tantas são e a velocidade dos acontecimentos nos coloca em posição de desvantagem a todo o momento, uma vez que nossa velocidade de processamento não esta de acordo com nossa velocidade de absorção. Sem informação nos tornamos obsoletos da noite para o dia e da forma como vejo do café da manha para o almoço em muito pouco tempo.

Quem nada melhor o peixe ou o cachorro? Quem voa melhor o pássaro ou o elefante? Alguma vez você já se fez esse tipo de pergunta? Já questionou a sua competência ou mesmo de um profissional que tenha contratado ou conhecido ou convivido? Eu sou um profissional da classe dos incomodados e me pego com essas dúvidas o tempo todo, por isso mesmo passo a maior parte de meu tempo a procura de respostas.
Com base nas primeiras perguntas eu ando me perguntando onde será que a Telefonia IP irá? Qual será a melhor alternativa nos próximos anos? E o Asterisk, será ele a melhor opção para as empresas?

Como o Asterisk esta avançando a passos largos é muito importante que os envolvidos em sistemas de comunicação se informem a respeito e mais da forma como estou vendo é possível que o protocolo nativo do Asterisk o IAX avance sobre o SIP e se torne a opção primaria em telefonia IP relegando aos demais a posição de coadjuvante, com base nessa reflexão vou colocar aqui algumas informações sobre o protocolo IAX.

IAX2 - IAX (acrônimo para “Inter Asterisk eXchange”) é um protocolo desenvolvido pela Digium com o objetivo de estabelecer comunicação entre servidores Asterisk. IAX é um protocolo de transporte, tal como o SIP, no entanto faz uso apenas de um único porto UDP (4569) tanto para sinalização como para streams RTP. O fato de utilizar apenas um porto é uma vantagem em cenários de Firewall e ou NAT. IAX2 é versão 2 do IAX.

Atualmente este protocolo já é utilizado, para além de comunicação entre servidores Asterisk, em telefones Voip. Assim como existem telefones SIP existem também telefones IAX2.

IAX é usado pelo Asterisk Voip PBX alternativo ao SIP, H.323, para conectar a outros dispositivos que suportam IAX (uma lista limitada no momento, mas com rápido crescimento).

Atualmente está na versão 2. O Asterisk suporta tanto o IAX quanto o IAX 2.

IAX versus SIP segundo seu criador.

Data: Seg, 5 de Julho de 20004 De: Mark Spencer markster@digium.com

Deixe-me sumarizar algumas diferenças entre SIP e IAX, e isto poderá ajudá-lo na decisão de qual deles é o melhor para você.

1) IAX é mais eficiente do que o RTP para qualquer número de ligações e qualquer codec. O benefício é algo como 2.4Kbps para uma única chamada podendo até triplicar o número de chamadas possíveis a cada 1Mbps com o codec G.729. esta medição é feita no nível de rede(MAC) e o canal em modo trunk.

2) IAX é um elemento de informação codificado ao invés de ser codificado como ASCII. Isto torna as implementações substancialmente mais simples e mais robustas contra ataques de buffer overflow, pois não existe a necessidade de interpretação (parsing) de texto. O tamanho de uma sinalização IAX é fenomenalmente menor que as do SIP, mas isto não significa nada se a implementação não for grande o suficiente, onde várias requisições de registro são freqüentemente realizadas em termos gerais, IAX2 é mais eficiente na sua codificação, decodificação e verificação da informação, isto torna difícil a não compatibilidade de uma implementação IAX feita por um autor e outra feita por outro autor, pois muito pouco é necessário para a interpretação de código.

3) IAX tem uma separação clara entre as camadas 2 e 3, significando que tanto a sinalização quanto o áudio, tem estado definido, são transmitidos robustamente de maneira consistente. Quando uma chamada termina abruptamente, a chamada irá terminar de maneira tranqüila, mesmo que não exista áudio e/ou sinalização. SIP não tem este tipo de mecanismo, e sua confiabilidade do ponto de vista de sinalização é obviamente pobre, necessitando de padrões adicionais dentro do seu código RF3261.

4) Os modos unificados de sinalização e tráfego de voz permite ao IAX fluir de forma transparente por NAT´s e proporciona a um Administrador de firewall ter que abrir somente uma porta para permitir o seu uso. Ele não requer que um cliente IAX saiba absolutamente nada a respeito da rede na qual ele está em operação. Colocado de forma mais clara, nunca existirá uma situação que possa ser criada pelo firewall na qual o IAX não consiga completar uma chamada e não seja capaz de passar o tráfego de voz (exceto, é claro, se não existir banda suficiente).

5) O sistema de transferência autenticada do IAX permite você transferir voz e controle de chamada de um servidor- de - meio de um jeito robusto de tal forma que se as duas pontas não poderem se verem por alguma razão, a chamada continua através do servidor central.

6) O IAX separa claramente o Caller*ID do mecanismo de autenticação do usuário. O SIP não tem um método claro de fazer isso a não ser que o Remote-Party-ID seja usado.

7) O SIP é um padrão do IETF. Apesar de existir alguma documentação recente cortesia de Frank Miller, o IAX ainda não é uma publicação padrão neste momento.

8) O IAX permite a uma ponta verificar a validade de um número de telefone para saber se o número está completo, possa ser completado, ou esteja completo mas possa estar grande demais. Não existe uma maneira para suportar completamente isso no SIP.

9) O IAX sempre envia DTMF fora de banda de sorte que nunca existe qualquer confusão sobre qual método a ser usado.

10) O IAX suporta transmissão de linguagem e contexto, que é muito útil em um ambiente Asterisk.

Está de bom tamanho é o que veio na mente neste momento.

O material aqui não é tudo, e muito menos suficiente para entendermos o protocolo, mas acredito que seja um começo, um despertar para algo que esta acontecendo nesse momento e que devemos nos preparar para uma possível tendência.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste