sexta-feira, 6 de julho de 2007

O MlM ou MMN

Em Inglês MLM – Multilevel Markeing e em português MMN.

Siglas e nomes para este tipo de negócio:

  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multi Nível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)

Definições da Wikpédia:

Multi-level marketing (MLM) is a business model that combines direct marketing with franchising.

Marketing Multinível, também conhecido como Marketing em Rede, ocorre quando os próprios consumidores indicam outros consumidores, ganhando algo por isso.

Nos Estados Unidos, segundo a Revista Sucess Magazine, mais de 14 milhões de pessoas trabalham de forma integral, e outros 13 milhões trabalham de forma parcial.

No ano de 2010, 69% da população dos Estados Unidos irá ter sua atividade econômica em casa. Acredito que não seja 100% verdade essa afirmação, mas entendo que esse número possa englobar as pessoas que terão toda sua atividade econômica e também as que terão parte de suas atividades econômicas em suas casas.

MLM (MMN) = PROPAGANDA BOCA A BOCA? NÃO, seria ser muito simplório falar isso, o MLM (MMN) transcende esse conceito de há muito, a partir do momento que você transforma um ser humano em uma organização, isso não deixa de ser a Tonica como se torna parte do processo, parte importante claro, mas parte.

Entendam, o MLM (MMN) transforma as pessoas já no seu primeiro instante em consumidor do produto ou serviço em questão e no segundo inicia o processo de fidelização. Em alguns casos o exagero é tamanho que se vê verdadeiros profissionais realizando um trabalho escravo.

Como estudo o processo há pouco mais de 60 dias ainda não tenho informações precisas, mas em minha modesta opinião o processo de aculturação esta intrinsecamente ligado ao processo em toda sua extensão e uma das técnicas aplicadas é a massificação sendo que para isso usa-se a ferramenta comportamental mais maldosa já vista, passando de técnicas da Gestald (contribuições da Gestald, teoria dos signos e teoria da informação) a técnicas Behavionistas (o condicionamento para a formação de hábitos está presente na teoria Behavionista) sem o menor pudor, já que a maioria ou mesmo podemos dizer a grande maioria dos participantes se envolvem no processo e imediatamente se alienam na tentativa de obter sucesso rapidamente e com isso ter lucros.

Dizer que empresas como Avon, Natura, Yakult, Xerox, Coca-Cola e da Gillete irão adotar esse sistema é para mim no mínimo paradoxal, claro que isso passa pela administração de qualquer gigante, sem sombra de dúvida, mas senhores por favor gigantes internacionais não irão sacarificar o processo de lucratividade sem necessidade, estamos falando de empresas cujo índice de fidelização já ultrapassa os 75% dos consumidores mundiais, sendo que falamos de algumas cuja marca transpôs algures 100% da população e com isso conquistou o direito de ser a definição do próprio produto em si. Eg: Gilette = isso é que estamos habituados a pedir em vez de dizermos lâmina de barbear, Xerox = no lugar de pedirmos uma fotocópia. O MLM tem como uma de suas principais funções transformar indivíduos em consumidores, e para isso faz com que o ciclo da produção funcione na sua plenitude, provendo renda para que possa haver consumo, consumo para promover produção. Para uma maior compreensão do que apresento diria aos senhores que procurem informações sobre a escola econômica de Chicago pois ela é responsável pela implantação da idéia no pais onde esse preceito mais funciona, os EUA. O conceito passa pelo fato de se ter um dólar girando muitas vezes em um curtíssimo período de tempo e nesse ciclo ele se transforma em vários dólares, gerando consumo, emprego e impostos. Funciona em qualquer lugar do mundo onde o interesse de muitos é colocado a frente do interesse da minoria, infelizmente o Brasil segue ainda hoje na contramão dessa idéia, e assim privilegia uns poucos promovendo a industria da fome, e usando-a em autopromoção para a própria perpetuação no poder. E aqui encontramos o segundo paradoxo, onde a democracia que já foi o governo do povo como poder, passa a ser o governo do poder pelo poder, leram Maquiavel demais e se esqueceram de São Tomaz de Aquino, Descartes, Voltaire, Aristóteles, Diógenes e tantos outros que dedicaram a vida construindo conceitos sobre as liberdades individuais. Espero que um dia o MLM (MMN) não só mude essa roda maldosa que vivemos mas promova não o trabalho residencial e escravo mas sim a liberdade na totalidade.

As licitudes e as ilicitudes no trabalho.

Pirâmides Financeiras são proibidas. No Brasil enquadra-se no Decreto-Lei n° 2.848, de 07.12.1940, no Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita.

O estelionato e o ganho ilícito em detrimento do povo trazem como elemento do tipo o uso da fraude, para enganar as vítimas e propiciar a obtenção de vantagem ilícita. No estelionato (artigo 171 do CP) o tipo penal menciona artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento. No ganho ilícito em detrimento do povo, como acima visto, o tipo menciona especulações ou processos fraudulentos.

A doutrina e jurisprudência da atualidade reconhecem os cambistas, as pirâmides e o videopôquer como modalidades deste crime (RT 647/316, 654/312; RSTJ 18/385; RJD 6/221 e 10/198, dentre outros).

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seu Artigo 37 estabelece:

"Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir ao erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços."

Lei de Economia Popular

“Art. 2.º São crimes desta natureza:

(...)

IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes);

(...)

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa” (nos termos do artigo 2º da Lei n. 7.209, de 11 de julho de 1984).

É importante ressaltar que a consumação do crime não depende da efetiva obtenção da vantagem consistente nos ganhos ilícitos, pois o tipo penal menciona obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de um número indeterminado de pessoas.
Estes são os aspectos que entendo importante destacar sobre o crime no momento, permitindo aos leitores que reflitam sobre o tema.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Equívocos

O que é um equívoco? Fruto de má interpretação? Não. Equívoco é o resultado de uma análise míope de uma idéia que tem mais de um sentido? Não. Equívoco é um adjetivo que se usa para classificar algo que tenha mais de uma interpretação. Chamamos de equívoco as situações ambíguas; as palavras, idéias e situações que induzam a mais de um significado. Situações equivocadas levam a ações equivocadas, e a partir dessa premissa iremos trilhar um caminho nem sempre promissor, nem sempre verdadeiro. Como evitar um equivoco? Simplesmente pesquisando, estudando, analisando e procurando pessoas que tenha passado pela mesma situação que estamos vendo ou mesmo vivendo e conversando com elas, para após formarmos nosso juízo de valor, mesmo que esse venha ter algumas imperfeições terá sempre o lado do prisma que mais se adapta ao tipo de pessoa que somos naquele momento de nossa vida. Nos passamos o tempo todo nos reinventando, mudando o que pensamos e mudando nossa forma de absorção, a cada nova hora vivemos uma nova experiência, e tudo ao final serão - resultados. Nada de sucesso, nada de fracasso, mas resultado de nossas experiências vividas, e também das que vivenciamos atravez de outrem. As últimas mais difíceis de aceitar e as primeiras mais difíceis de digerir. A capacidade que amealhamos durante esses acontecimentos, juntamente com nossas escolhas irão determinar não o que somos, mas o que seremos.

Analisando esses pensamentos e entendendo que isso é parte do mistério da vida, é passamos a racionalizar mais e melhor as mensagens que recebemos ou as que lemos nos textos.

Hoje pela manhã, ao ler uns textos pela Internet me deparei com duas frases feitas, a internet esta cheia delasos chamados chavões, intimamente ligados aos sites e ate as pessoas que trabalham com marketing de rede.

“Por que algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras não conseguem?”.

“A mais importante qualidade dos vencedores: são sonhadores - seus desejos na vida são, constantemente, manifestados em seus sonhos. Os sonhos são as visões do futuro”.

Ao terminar de ler esta acima, iniciei o processo normal de assimilação e me deparei questionando a veracidade do pensamento para o meu momento atual, e cheguei a conclusão que para mim esse pensamento não passa de um tremendo equivoco. E irei explicar. A pergunta que vemos é uma pergunta que fazem os que não tem e os que têm sucesso, pois isso é intrigante e o estudo fascinante. O que não concordo é com a resposta que esta posta, em minha opinião só são vencedores os que passam do campo das idéias para a ação. Nada acontece, e em nenhum plano diga-se a bem da verdade, sem que uma atitude seja positiva seja negativa leve a ação, a execução de qualquer que seja o sonho, o desejo, visões não são privilegio de vencedores, e sim de todos os seres pensantes. A diferença básica consiste no simples fato de que uns identificam as visões e outros não, e ainda entre os que identificam iremos encontrar os que identificaram e nada fizeram e os que identificaram e ficaram de tal forma incomodados que tiveram que partir para a ação imediatamente, transformando a visão em algo palpável, tangível. Outros ficaram eternamente com a visão em seus pensamentos e até mesmo em seus corações sem que isso o leve a agir, e não há como ser um vencedor ou ter sucesso com algo que não passa de uma bela sensação. Nós criamos nosso mundo, nós criamos nossa realidade, com nossos sentimentos, com nossas atitudes, com nosso comprometimento, com a forma como passamos por esta vida. Ao final tudo não passará de sinais e a interpretação dos sinais dará o material para escrevermos a história, seja ela medíocre seja ela fascinante, depende de cada um de nós e mais ninguém.

Terminei essa linha de raciocínio e nem bem a digeri em sua totalidade quando li essa outra:

“Nos momentos de crise, muitos choram...”

“Outros vendem lenços”

Ótimo pensamento, maravilhosa forma de encarar uma situação, mas na realidade se lermos com atenção iremos nos deparar com esse pensamento -"Puxa, que bela filosofia, que forma inteligente de ver a realidade, eu quero ser um "vendedor de lenços" não quero ser destrutivo, não quero chorar. Mas como fazer isso? Como posso passar de chorão a um vendedor de lenços? E entendemos porque muitas vezes, o ditado popular - Se conselho fosse bom, era vendido e não dado de graça." é verdadeiro. Claro, se continuamos a saber que o rio tem o peixe que irá prover nosso sustento mas ao mesmo tempo não termos a menor idéia de como retira-lo do rio, do que servirá? Ao passarmos frases ou idéias com conteúdo motivacional ou transformador devemos nos ater que ensinar como chegar lá é e será sempre a parte mais importante do ato.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Mediocridade

Mediocridade
Substantivo feminino. 1.Qualidade de medíocre. 2.Falta de mérito: a mediocridade do autor, de um romance. 3.Pessoa medíocre: “Frederico Savigny, o insigne mestre de direito romano, .... dizia do alto da sua cadeira .... que o concurso oral era a porta aberta às mediocridades.” (Ramalho Ortigão, As Farpas, VIII, p. 136.).

Novamente me deparo com o incompetente, mas assim tem sido minha vida, desde de a tenra idade, fui colocado à prova. Aos cinco anos de idade fui responsável por meu irmão que tinha meses para que minha mãe pudesse fazer aulas de direção, aos seis anos eu fui sua companhia, saindo de casa muitas vezes madrugada adentro em busca de socorro para que ela pudesse tomar um analgésico, algumas vezes morfina tamanha eram suas cólicas, e jamais esmoreci.

Muitas vezes tentaram modificar meu comportamento, outras vezes inconformados com meu espírito inquebrantável me atacaram, mas sempre o fizeram sem a coragem do enfrentamento, e até o fazem sem a elegância de me dar o direito a replica textual. A arma do covarde sempre foi a tocaia. Sendo assim hoje usam a mascara da Colombina ou do Pierrô, para assim buscar aquilo que em mim é natural, se escondem atrás de tudo que podem ou vêem e sorrateiramente abrem a boca e soltam a verborragia que lhe é peculiar. Ontem fui agredido, fui novamente atacado. Tenho comigo que vim para este plano com uma missão, mostrar aos homens de bem que a verdade triunfará sempre não importando a adversidade que somos colocado a prova. A inveja é a arma do incompetente, do sem recurso, do desprovido de luz, do “danado”.
Danado[Part. de danar.] Adjetivo. 1.Amaldiçoado, condenado: alma danada. 2.Que sofreu dano; corrompido, estragado, arruinado, danificado.
Eu sou José Pinto, nascido assim, sem o pudor e a vergonha de mostrar a todos que mais do que tudo nesse mundo prezo a força do meu caráter que é quem forja a minha integridade. A força de meu espírito é secular, e por séculos travei lutas que para muitos será impossível acreditar, sequer mesmo imaginar. Mas eu não preciso de testemunha ou de testemunhos se o fiz foi porque assim já havido sido decido, eu aceito a minha missão sem o questionamento da razão se uma vez não ofender o que norteia meu caminho, em meu quadro de valores esta a dignidade que conquistei lutando, mesmo sabendo que não fora mais necessário, não estou aqui nessa passagem para provar algo ao forte, ao determinado isso não se faz necessário, estou em missão ‘a serviço do mais fraco.Mas também sei ser complacente, sei ser piedoso, pois é sempre o mais fraco o mais necessitado, o mais cambaleante. De sua ignomínia estapafúrdia sai ofensas que irão se perder ao vento, pois ao fraco de espírito é relegado o papel de mero figurante.
Ignomínia[Do lat. ignominia.] Substantivo feminino. 1.Grande desonra; opróbrio, infâmia:
Safado, foi com essa palavra que fui agraciado na noite dessa terça-feira.

Safado[Part. de safar.] Adjetivo. 1.Gasto ou deteriorado pelo uso; apagado: moeda safada. 2.Pop. Desavergonhado, descarado, cínico, impudente. 3.Bras. Pornográfico, imoral. 4.Bras. RJ S. Gír. Encolerizado, indignado, danado; danado da vida; safado da vida: Estava safado com o impostor. 5.Bras. RJ S. Travesso, traquinas, turbulento. ~ V. terra —a. Substantivo masculino. 6.Indivíduo safado (2 e 3).

Quero te dizer, sim a você que me dirigiu a infame palavra, que te que dignifico com meu perdão ainda que gostaria de poder talvez lhe dizer que foi ela sua genitora que assim decidiu e não eu, jamais fugi de minhas responsabilidades, não tendo, portanto que ter a mim imputado o fato de você nunca ter conhecido um homem. Perdôo-te e rezei hoje durante minha hora de acerto diário para tu tenhas um pouco de minha luz, e que possas assim como a lua passar para outrem aquilo que de minha infinita bondade sai, a luz. Ai poderá ter um pequeno brilho que irás refletir.

Fofoqueiro[De fofoca + -eiro.] Adjetivo. Bras. Pop. 1.Diz-se daquele que faz fofocas; mexeriqueiro, intrigante: “Até que ponto os boatos eram verdadeiros, ninguém conseguiu saber, porque sempre houve gente fofoqueira em todas as épocas” (Cora Rónai Vieira e Paulo Rónai, Aventuras de Fígaro, p. 60).
Sim sou formado em muitas matérias e uma delas é o jornalismo, e por isso fui um dia um “FOCA”, mas não me acordo de até agora ter passado a todos que se tu es bastardo a decisão não foi minha. A mim só coube o dever de fazer com que seu mau caráter viesse a tona, a mim coube a tarefa de ter sido usado para mostrar a todos quão ignorante um homem pode ser, a mim coube a graça de poder ser piedoso. Eu te perdôo.Quero aqui dizer que fiz este texto em sua homenagem e como não tenho conhecimento de quem sejas, parte de minhas insinuações podem ser inverídicas, mas na contrapartida faz com você seja um homem que porta a verdade, agora sim tu poderá dizer que eu sou fofoqueiro, pois estou tornando pública sua declaração, ainda que pese o fato de que o outro adjetivo com o qual me agraciaste não posso eu passar aqui atestado de verdade. Tu continuaras a ser mentiroso e infeliz. Lembre-se sempre disso – apesar tu ter sido e será sempre um ser abandonado, a escolha para seus infortúnios e mazelas não pode hoje e nem em um futuro ser amputado a outrem que não você mesmo.Que a divindade em sua infinita misericórdia tenha para com você a mesma atenção que tem aos desprovidos de luz própria, como diria meu pai: “Não fiques tristes, não é que eu não o ame, é que ele precisa mais de mim do que você”. “Sua força deverá estar sempre a meu serviço levando minha mensagem ainda que isso lhe custe alguns arranhões”.Eu não argumento e não discuto, pois minha missão foi defina nos primórdios dos tempos quando as trevas eram iluminadas pela passagem de uns poucos privilegiados, como eu.

Eu te perdôo, ainda que já disse a ELE que como fui ungido guerreiro fica difícil dar a outra face, obrigado por me dar a oportunidade de passar aqui a mensagem da única coisa que conheço, da minha armadura – A verdade.

Salmo 51:6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.

Os líderes apreciam aqueles que dizem a verdade. A Bíblia diz em Provérbios 16:13 “Lábios justos são o prazer dos reis; e eles amam aquele que fala coisas retas” .A verdade é mais valiosa que os elogios. A Bíblia diz em Provérbios 28:23 “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua” .Os filhos de pais honestos são bem-aventurados. A Bíblia diz em Provérbios 20:7 “O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”.Diga sempre a verdade. A Bíblia diz em Provérbios 12:13-14 “Pela transgressão dos lábios se enlaça o mau; mas o justo escapa da angústia. Do fruto das suas palavras o homem se farta de bem; e das obras das suas mãos se lhe retribui”.
Lucro fraudulento sabe bem só temporariamente. A Bíblia diz em Provérbios 20:17. “Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas”. As riquezas que foram ganhas desonestamente não duram. A Bíblia diz em Provérbios 21:6 “Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte”. Siga os caminhos de Deus. A Bíblia diz em Provérbios 11:1 “A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer.” Deus prefere que sejamos honestos de que demos ofertas. A Bíblia diz em Provérbios 21:3 “Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que lhe oferecer sacrifício.”
MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Pirâmide, um caso de marketing?

PIRÂMIDE

Por definição: O esquema conhecido como Pirâmide é um negocio onde se tem uma espécie de recompensa financeira direta pelo simples ato de ter recrutado uma outra pessoa para o esquema. Um esquema espalhafatoso de Pirâmide não envolve nenhum produto afinal. Você simplesmente paga uma quantia de dinheiro para participar, e recrutando bastante pessoas você ganha dinheiro, normalmente muitas vezes o valor que você investiu na entrada.

A base da lei que julga a Pirâmide/MLM esta fundada na decisão do julgamento do caso Amway vs FTC em 1979. Talvez a mais simples definição de uma companhia de MMN legal de uma ilegal veio desse caso. Essencialmente a questão que se pergunta é: Poderá a última pessoa a entrar no negócio, fazer dinheiro?

Obviamente, a ultima pessoa a entrar em um esquema de Pirâmide nunca irá ganhar um centavo sequer. Mas se você for a ultima pessoa a se alistar como um distribuidor de uma companhia do tipo da Amway (com produto para ser revendido) que possui uma operação de MMN legal poderá você fazer dinheiro? Claro que sim. Simplesmente comprando produtos no atacado e vendendo no varejo. A ultima pessoa a entrar mesmo sem ter sido recrutada poderá ganhar dinheiro.

Se você for a última pessoa a se alistar em um programa de MMN, poderá você ter uma expectativa razoável de ser capaz de colocar uma margem em um produto ou serviço e revende-lo para um usuário final? Isto é, para alguém que somente queira consumir o produto ou serviço? Estará você ou seu distribuidor direto comprando os produtos porque vocês o querem de verdade, ou a maioria esta realizando suas compras simplesmente para satisfazer a cota do plano de compensação? . Ter produto de real valor para o usuário final e a chave para que uma distribuição de MMN seja considerada legal.

Tendo dito isso, um das mais comuns e menos discutidas questões que você poderá fazer para determinar se uma distribuição com base em MMN é um esquema de Pirâmide será simplesmente: Existe um produto? Todas as Pirâmides que estão no mercado esta baseada em algum tipo de produto brinde, porque sabe (o organizador) que você ira fazer esta pergunta. Alguns extremistas irão alem e irão dizer que o serviço que ele esta prestando em troca da sua mensalidade (ou comissão sobre ela) é a administração de pegar e repassar o dinheiro. Outros irão alegar que você esta pagando para poder entrar no mailling list deles. Claro que a carta convite levará você a acreditar que você estará pagando por um relatório ou algo do gênero. Entretanto existem literalmente dezenas de esquemas por ai que estão longe de serem tão óbvios. Algumas ofertas têm a aparência de serem “recheadas” de “bona fide”, produtos tangíveis, mas preste atenção, o foco deve estar baseado no valor e no motivo.

O texto é uma tradução, o autor é Leonard Clements que tem concentrado esforcos em tempo integral nos ultimos 20 anos pesquizando e analisando todos os aspectos do Network Marketing. Ele é um professional que realiza palestras e também ministra treinamentos. Atualmente ele esta viajando o mundo com o seminário "Inside Network Marketing" Len é o autor do livro controverso "Inside Network Marketing" (Random House) e também é autor de palestras como"Case Closed! - The Whole Truth About Network Marketing" e "The Coming Network Marketing Boom." Len é reconhecido como um especialista em MMN aprovado pela Suprema Corte dos EUA. Para maiores informações ligue: 1-800-688-4766, ou escreva para MarketWave, Inc., 2406 Canberra Ave, Henderson, NV 89052.

Eu sou José Pinto. Há 33 anos trabalhando como profissional de Marketing, atuando em empresas fora da Rede, tenho um compromisso – Informar com base na verdade dos fatos.

Ads Inside PostM

Teste